Etiquetas

sábado, 22 de outubro de 2011

Dinamarca cria taxa para alimentos que engordam

A Dinamarca torna-se o primeiro país do mundo a introduzir imposto em produtos ricos em gordura prejudicial à saúde!

Produtos ricos em gordura, como manteiga, leite, queijo, pizza, carne, óleo, azeite e alimentos processados vão pagar mais impostos na Dinamarca. A taxa extraordinária para produtos que engordam será aplicada sempre que os alimentos contiverem mais de 2,3% de gordura saturada. 

O nível de obesidade na Dinamarca é inferior ao de outros países ricos, mas o governo acredita que é hora de agir. De acordo com a AFP, um pacote de 250g de manteiga sofrerá um aumento de mais de 14%, enquanto o litro do azeite custará 7% a mais. 

A medida tem gerado polémica entre os consumidores, que terão de gastar mais no supermercado, mas também entre os porta-vozes da indústria. 

A Federação Dinamarquesa de Alimentos e Bebidas diz que a decisão pode levar muitos cidadãos a cruzar a fronteira e fazer as compras na Alemanha. Nas vésperas do aumento, os dinamarqueses correram em massa aos supermercados, gerando falta dos alimentos que iriam subir de preço. A população fez compras em grandes quantidades de produtos como manteiga, queijo e azeite. 

A medida também não é consensual entre os cientistas. Uma parte da comunidade científica defende que a gordura saturada não é necessariamente o maior inimigo da silhueta. Alguns especialistas referem que mais nocivo é o excesso de sal, de açúcar e de hidratos de carbono refinados, presentes em alimentos como o arroz e o pão branco, massas, biscoitos, bolachas e outros feitos a partir de farinha de trigo refinada.

Um estudo recente da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) revela que o índice de obesidade na Dinamarca está abaixo dos índices de outros países ricos. Em 2005, 11% da população dinamarquesa podia ser considerada obesa, enquanto a taxa de excesso de peso no país era de 45%. Entre os países da OCDE, os números eram de 16% e 50%, respectivamente.

O que se espera é que a Dinamarca seja um dos muitos países a adoptar esta medida! 


Referências
http://www.tvi24.iol.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário