Etiquetas

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Sugestões para evitar a celulite

Quer ter umas pernas de sonho e sem celulite?
O Live Well Nutrition dá-lhe as dicas necessárias para realizar este desejo.


Se pratica uma alimentação saudável e faz algum tipo de exercício, não será nada complicado seguir estas recomendações.
No entanto, para quem tem hábitos alimentares opostos àqueles que recomendamos, evitar a celulite não será assim tão simples.
Só conseguirá fazê-lo mudando radicalmente a sua alimentação e o seu estilo de vida. 


Na alimentação:
  • A sua dieta alimentar deverá ser rica em fibras, fruta e verduras. Sempre que puder escolher, opte por alimentos integrais. As vantagens são óbvias: são ricos em fibras, ajudam a regular o intestino e diminuem a absorção de gorduras. As carnes brancas e o peixe devem substituir as carnes gordas;
  • Deverá reduzir ou evitar totalmente o consumo de gorduras;
  • Evite os doces;
  • Deve evitar os refrigerantes (mesmo os light) e as bebidas alcoólicas;
  • Pode “abusar” no consumo de água (1,5 a 2litros/dia) e de sumos naturais;
Na cozinha:
  • Reduza a quantidade de gordura que utiliza para cozinhar;
  • Para temperar os alimentos, evite o sal e aproveite a variedade de ervas aromáticas existente para dar um sabor diferente aos cozinhados;
No dia-a-dia:
  • Não use roupa apertada, nem muito justa, especialmente na cintura;
  • Não use meias ou botas apertadas, nem saltos muito altos;
  • Quando a distância o permitir, esqueça os transportes e vá a pé;
  • Evite o elevador;
  • Se puder, pratique natação ou ande de bicicleta;
  • Aproveite os fins-de-semana para passear a pé;

Todos sabemos que uma vez no nosso corpo, não é fácil remover a celulite, no entanto se adoptarmos medidas radicais não será de todo impossível.
Coragem!


Nota: O exercício físico deve acompanhar a sua dieta.
Para ajudar no combate à celulite , uma boa dica é praticar Jump Fit, que consiste na execução de movimentos num pequeno trampolim.

Não perca a próxima publicação do Live Well Nutrition, pois será dedicada a esta nova modalidade de exercício que está a causar sensação nos ginásios de todo o país.

5 comentários:

  1. Boas. Tenho uma dúvida, que não sei se é um facto ou um mito...
    O leite faz mal??
    Obrigada

    ResponderEliminar
  2. Muita gente me tem colocado essa questão, por isso é que estou a fazer uma publicação que aborde esta temática.
    Fique atento, pois em breve irá ficar esclarecido.

    ResponderEliminar
  3. Tal como disse, irá ser publicado um texto sobre este tema.
    No entanto, questionei vários nutricionistas e professores da FCNAUP, que me aconselharam a não ser radical na resposta que desse. O leite faz mal a algumas pessoas, mas não a todas. De facto, é verdade que somos os únicos mamíferos que continuarmos a ingerir leite após o período normal de lactação. No entanto, somos também os únicos que fazemos uma série de coisas, que não são consideradas erradas.
    A lactase é uma enzima que catalisa a hidrólise da lactose em glicose e galactose. Faz parte da secreção intestinal de mamíferos jovens e é essencial para a digestão do leite. À medida que a idade avança, a produção dessa enzima tende a diminuir e causar dificuldade para digerir o leite ou intolerância à lactose. Os sintomas mais comuns da intolerância à lactose são a diarréia (ou à vezes constipação), distensão abdominal, gases, náusea e sintomas de má digestão. A severidade dos sintomas dependerá da quantidade de lactose ingerida assim como da quantidade de lactose que seu organismo tolera. Em primeiro lugar é muito importante ressalvar que existem níveis de intolerância, pois a quantidade de enzima lactase produzida pelo corpo varia de pessoa para pessoa. Algumas pessoas possuem uma deficiência mínima na produção da enzima, ao passo que outras não a produzem. Isto irá afectar o seu nível de intolerância. Para estas pessoas, o consumo de leite deve ser reduzido ou , nos casos mais graves, inexistente. Pode-se sempre consumir derivado de leite, que não possuam lactose.
    Para outros grupos de pessoas, ainda não há estudos que permitam dizer que está provado que o leite faz mal. A nível da composição nutricional deste alimento, poderá ver o artigo: Leite de vaca versus leite de soja.

    Espero ter ajudado.

    ResponderEliminar
  4. Quero acrescentar que o leite não é um alimento essencial na nossa alimentação, é uma forma barata e, de certa forma, fácil de obter cálcio (já que a biodisponibilidade deste no leite é bastante elevada).

    Quero também acrescentar, que para as pessoas intolerantes à lactose, de todos os lacticínios os mais tolerados são os iogurtes que têm lactobacilos. Estas bactérias produzem a lactase, necessária para decompor a lactose.

    ResponderEliminar
  5. Olá,

    gostaria primeiro de te felicitar pelo o teu blog está com óptimo aspecto e com conteúdos muito bons ;-)

    Mas para além de te felicitar, gostaria de te colocar uma questão e saber a tua opinião se possível. Sendo tu aluna de Ciências da Nutrição, concordas com a actual roda dos alimentos, mais em concreto com as parcelas dos Hidratos de Carbono e das Proteinas?

    Continuação de bom trabalho :-)

    ResponderEliminar