Etiquetas

domingo, 21 de agosto de 2011

Mirtilos

Já comeu mirtilos hoje? Descubra porque o deveria ter feito! 


Com um delicioso sabor semi-doce e uma atractiva cor azul púrpura (devida à enorme presença de antocianinas), os mirtilos estão repletos de nutrientes saudáveis. São uma fruta pequena e conveniente para se usar em muitas receitas como batidos, molhos, saladas e doçarias ou podem simplesmente ser lavados e comidos, sem necessidade de descascar ou cortar!

Considerados um super-alimento, os mirtilos são muito ricos em antioxidantes, que combatem os radicais livres e o envelhecimento. Além disso, contêm vitamina C e fibra, que têm sido relacionados com a perda de peso. Têm baixo número de calorias e são um bom substituto do açúcar e adoçantes. 

Os benefícios para a saúde decorrentes da sua ingestão, relacionam-se com o cancro do cólon, a degeneração macular (olhos), a saúde gastrointestinal e a sua acção antioxidante. Para além de todos este benefícios, diversos estudos de nutrição têm demonstrado os enorme efeitos positivos a nível da saúde cardiovascular, que derivam do seu elevado conteúdo de polifenóis. 
Segundo um estudo publicado pelo Journal of Agriculture and Food Chemistry, os mirtilos fornecem 38% mais anti-radicais livres do que o vinho tinto, alimento com reputação de protector do coração.

No que se refere à saúde do tracto urinário, estudos recentes conduzidos pela Rutgers University NJ, provaram que o mirtilo tem compostos que ajudam a prevenir e a tratar infecções no aparelho urinário.

E se pretende um cérebro mais funcional, fique a saber que estudos laboratoriais levaram a concluir que os mirtilos melhoram a memória e a coordenação motora afectada por doenças de carácter degenerativo, protegendo o cérebro dos efeitos de deterioração cerebral associados à doença de Alzheimer e por acção do envelhecimento, como perda da memória a curto prazo. São excelentes antídotos para a depressão.

Este alimento, demonstra ter um elevado potencial de efeito positivo em condições que vão desde o envelhecimento à síndrome metabólica.

Pode encontrar mirtilos à venda todo ano, apesar da sua época ser o Verão! Inclua-os no seu dia-a-dia, a sua saúde agradece!

Sem comentários:

Enviar um comentário