Etiquetas

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Troque uma maçã por mais saúde

Siga o conselho do Live Well Nutrition: coma maçãs, nenhuma dentada é demais.

As frutas e em particular a maçã são alimentos que são fundamentais a uma forma de vida mais saudável e que incorporam um conjunto de elementos que previnem algumas doenças crónicas, que hoje se verificam nas sociedades desenvolvidas. 

Segundo a Direcção Geral de Saúde, o baixo consumo de frutas e legumes é responsável por:
  • 19% dos cancros gastrointestinais; 
  • 31% da doença cardiovascular isquémica;
  • 11% dos enfartes;
  • morte de 102 pessoas, em cada 20 minutos,por ingestão insuficiente de hortofruticolas.
Tem-se verificado uma crescente diminuição do consumo de frutas e legumes, em particular nos jovens. Um dos sinais desta tendência de baixo consumo é o aumento dos casos de excesso de peso e obesidade na população, principalmente entre crianças e adolescentes. Portugal é o país da Europa com mais prevalência de excesso de peso e obesidade nas crianças do sexo feminino com idades entre os 7 e 9 anos e o segundo na Europa no sexo masculino. 
Segundo a Organização Mundial de Saúde 2,7 milhões de vidas podem ser potencialmente salvas todos os anos se o consumo de frutas e legumes aumentasse.

Factos nutricionais sobre as maçãs:
  • Sem gorduras;
  • Excelentes fornecedores de fibras, tanto insolúveis (na casca) como solúveis;
  • Sem gorduras saturadas;
  • Sem sódio;
  • Sem colesterol;
  • Rica em vitaminas, sais minerais, substâncias antioxidantes,água e fitoquímicos;
  • Escassa em calorias;
  • Equilibradas em frutose;
Estas características tornam a maçã num dos alimentos mais importantes para uma alimentação saudável.

O seu consumo regular (2 por dia) ajuda a: 
  • manter um peso adequado;
  • proteger das doenças cardiovasculares;
  • regular os níveis de colesterol;
  • diminuir o risco de diabetes;
  • melhorar a função digestiva e respiratória;
  • prevenir alguns tipos de cancro;
Fitoquímicos:

São compostos químicos bioactivos, de origem vegetal que exibem potencial para modular o metabolismo humano de um modo favorável à prevenção de doenças. Estão comprovados os efeitos benéficos de algumas destas substâncias, nomeadamente carotenos, antocianinas e outros antioxidantes na prevenção do cancro e das doenças cardiovasculares. 
Estes antioxidantes interferem no processo de carcinogénese, como agentes bloqueadores, supressores e indutores da reparação do DNA. Também inibem a acção dos radicais livres e a oxidação das LDL, influenciando o perfil lipidico e regulam a produção de eicosanóides, contribuindo para a diminuição da vasodilatação, da agregação de plaquetas e do processo inflamatório.

Potássio:

Os legumes e frutas são os grandes fornecedores de potássio da nossa alimentação. O potássio e o sódio são dois minerais importantes para o equilíbrio hidro-electrolítico do corpo humano e devem ser ingeridos na mesma proporção. Como o consumo de alimentos ricos em sódio é bastante elevado no nosso país mas o mesmo não acontece em relação ao potássio, deve incentivar-se a ingestão de fruta e legumes.

Fibras:

Frutos ricos em fibras promovem a saciedade, devido à espécie de gel que formam no estômago, prevenindo a ingestão exagerada de alimentos, ajudando a manter um peso saudável. Grande parte da fibra e muitos dos fitonutrientes encontram-se na casca da maçã.

Devo ingerir a casca da maçã?


As maçãs qualificadas, porque a sua produção cumpre normas de segurança alimentar, podem e devem ser comidas com casca. É precisamente na casca que existe uma parte muito significativa dos fitonutrientes com capacidade antioxidante (nomeadamente os pigmentos) e a maior parte da fibra. Uma alimentação rica em flavonóides ajuda a proteger contra doenças crónicas através de mecanismos antioxidantes. As maçãs são a maior fonte de flavonóides na dieta ocidental. As maçãs são uma importante fonte de compostos fenólicos, sendo a pele destas particularmente rica nestes elementos.

Informação nutricional:

 Valor nutricional  Por 100g
Valor energético 57 Kcal
238 Kj
Proteínas 0,2g
Hidratos de Carbono
(dos quais açucares)
13,4g
13,4g
Gorrduras 0,5g
Saturadas 0,1g
Fibras Alimentares 2,1g
Sódio 0,06g
Colesterol 0 mg

Uma maçã pode e deve fazer parte das várias refeições diárias: ao pequeno almoço, nas merendas da manhã ou da tarde ou até a finalizar a refeição para quem não gosta de ficar sem sobremesa.
Também podemos consumi-las de diversas formas e até incluídas nos nosso pratos tradicionais sempre que queremos diversificar ou inovar... o importante mesmo é que nunca faltem no nosso dia a dia!

Referências:

1 comentário:

  1. Bom post, bom blog. Com leitura fluida e design agradável são apresentados temas verdadeiramente interessantes. Fiquei Fã :)

    ResponderEliminar