Etiquetas

quarta-feira, 30 de março de 2011

Alimentação e desporto de "mãos dadas"



Descubra a importância da alimentação no desporto com o Live Well Nutrition.


A alimentação dos desportistas é cada vez mais vista pelos agentes desportivos com atenção e preocupação. De facto, a nutrição deve ser inserida no plano de treinos com base científica no sentido de optimizar o sucesso dos atletas. Devemos considerar o atleta como um indivíduo sujeito a gastos energéticos muito superiores aos da população geral, do que resultam exigências nutricionais específicas.


O gasto energético no desporto depende destes factores:
  • características do atleta (sexo, composição corporal, altura);
  • exercício (frequência, intensidade e duração);
  • ambiente onde este se efectua (temperatura);
A alimentação deve satisfazer as acrescidas exigências energéticas, e como determina a disponibilidade dos substratos energéticos nos atletas, deve ser planeada de forma a contribuir para maximizar as suas reservas. 
Em todos os desportos, principalmente nos que consistem no transporte do corpo, o controlo de peso e a avaliação corporal são essenciais. O excesso de peso ou proporções inadequadas de massa gorda podem ter consequências negativas na performance desportiva.

Os atletas devem ainda considerar que estão propensos a um maior stress fisiológico e oxidativo durante o exercício, sendo a sua recuperação e preparação um dos principais objectivos da nutrição desportiva. Para o atleta, não só o tipo e quantidade de alimentos que ingere deve ser tido em conta, como também o momento em que são ingeridos. A educação é assim fundamental. Uma incorrecta escolha alimentar pode impedir que o atleta atinja o seu máximo potencial e até mesmo ter implicações no seu estado de saúde.

Contudo, é necessário frisar que a nutrição não faz por si só vencedores, mas pode eventualmente fazer a diferença em determinados momentos competitivos. 

A nutrição no desporto deve também orientar o atleta para uma alimentação saudável, prevenindo diversas patologias relacionadas com hábitos alimentares desadequados, como doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e vários tipos de cancro. Embora o rigor científico defina as características de um bom acompanhamento nutricional, a intervenção alimentar não deve esquecer a cultura, os gostos e o bem estar de cada um. Só desta forma a nutrição pode contribuir para o melhor sucesso dos atletas.

O Live Well Nutrition dedicará algumas publicações à abordagem de temas como:

  • Aspectos gerais da Nutrição no Desporto;
  • Nutrição para os momentos competitivos;
  • Importância da hidratação para os atletas;


Não pode perder! 


Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário