Etiquetas

terça-feira, 12 de abril de 2011

10 mitos sobre a perda de peso

Tanta coisa é dita sobre perda de peso que não é fácil distinguir a realidade da ficção. 
O Live Well nutrition apresenta toda a verdade a cerca dos 10 mitos da perda de peso.


1. Dietas bastante restritas são as mais eficazes para a perda de peso. 
Estas dietas não são susceptíveis de resultar na perda de peso a longo prazo, na verdade elas podem levar a ganho de peso. 
O principal problema com este tipo de dietas é o facto de serem muito difíceis de manter.
A restrição total de hidratos de carbono ,por exemplo, fará com que o seu corpo fique com tal desejo de os consumir que , a longo prazo, acabará por ingerir alimentos com elevadíssimo teor de açúcar. Quando finalmente ceder e comer esses alimentos, irá ingerir mais energia do que precisa na realidade, levando a um ganho de peso.

2. A única maneira de perder peso é fazendo exercício físico de forma intensiva e radical.

Não é verdade. A perda de peso apreciável envolve fazer pequenas mudanças que pode manter por muito tempo. Isso significa fortalecer a actividade física regular na sua rotina diária. 
Atingir a recomendação de pelo menos 30 minutos de actividade física de intensidade moderada pelo menos cinco dias vai contribuir para atingir um peso saudável. Poderá mesmo dividir os 30 minutos em sessões de 10 minutos numa caminhada e 20 minutos de natação no final do dia.
Para perder peso, precisa criar um déficit calórico - ou seja, gastar mais calorias do que as que ingere. Isto pode ser conseguido por comer menos, mover-se mais, ou, melhor de tudo, uma combinação de ambos. 

3. As pílulas de emagrecimento são eficazes para a perda de peso a longo prazo.
Não, eles não são. As pílulas de emagrecimento por si só não vão ajudá-lo a perder ou manter o seu peso.
Estes medicamentos só devem ser utilizados ​​quando prescritos por um médico. 

4. Os alimentos saudáveis ​​são mais caros.
Na realidade, os alimentos saudáveis ​​não são necessariamente mais caros do que os restantes. Geralmente pagamos mais por refeições com alto teor de gordura e sal já confeccionadas, do que pagaríamos se comprássemos os ingredientes mais frescos e confeccionássemos a nossa refeição caseira. 

5. Os alimentos rotulados "baixo teor de gordura" ou "gordura reduzida" são sempre uma escolha saudável.
Seja cauteloso. Os alimentos rotulados "baixo teor de gordura" têm de cumprir critérios jurídicos para usar esse rótulo. Rótulos como "gordura reduzida" não têm que obedecer aos mesmos critérios , podendo levar a um engano. 
Um lanche com reduzido teor de gordura deve conter menos gordura que a versão integral de gordura, mas isso não torna automaticamente uma escolha saudável: ele ainda pode conter muito mais gordura do que uma peça de fruta.
Alimentos com baixo teor de gordura, por vezes, contêm altos níveis de açúcar. 

6. Margarina contém menos gordura que a manteiga. 
Margarina e manteiga contêm diferentes tipos de gordura. A margarina possui geralmente menor teor de gordura saturada que a manteiga. No entanto, é mais provável que contenha gorduras hidrogenadas (gordura trans), que podem ser mais prejudiciais para a saúde. 
Para perder peso e zelar pela sua saúde cardíaca, deve reduzir a quantidade de gorduras saturadas e hidrogenadas que ingere. Se o óleo na margarina foi hidrogenado, essa informação tem que constar na lista de ingredientes nas embalagens. Por isso, verifique os rótulos cuidadosamente. 

7. Os hidratos de carbono fazem engordar.
Consumidos em quantidades certas não causam aumento de peso. 
Um estudo de 2003 publicado no New England Journal of Medicine concluiu que os praticantes da dieta de Atkins tendem a perder peso não pela não ingestão de hidratos de carbono, mas simplesmente porque comeram menos no geral. 
Coma cereais integrais e hidratos de carbono como arroz e pão integral, não frite alimentos ricos em amido se pretende perder peso. 

8. Cortar todos os lanches pode ajudar a perder peso. 
Comer não é o problema quando se tenta perder peso, o problema é aquilo que comemos.
Muitas pessoas precisam de um lanche entre as refeições para manter os níveis de energia, especialmente quando são bastante activas. 
Escolha frutas ou legumes em vez de batatas fritas, chocolates e outros petiscos que são ricos em açúcar ou gordura saturada. 

9. Beber água ajuda a perder peso. 
A água não leva à perda de peso. Na verdade, ela mantém os indivíduos hidratados e está envolvida nos mecanismos de saciedade, ajudando a não sentir tantas vezes fome. A água é essencial para uma boa saúde e bem estar, por isso beba cerca de dois litros por dia. 

10. Saltar refeições é uma boa maneira de perder peso 
Saltar refeições não é uma boa idéia. Para perder peso e mantê-lo tem que reduzir a quantidade de calorias que consome, ou aumentar as calorias que gasta através de exercício físico. 
Pular refeições resultará em cansaço, má nutrição e maior vontade de petiscar alimentos ricos em gordura e açúcar elevado, o que pode resultar em ganho de peso.


Referências:

3 comentários:

  1. cada vez aprendo mais neste blog.
    venho cá diariamente para ver se há novidades, gosto muito .
    parabéns nice

    ResponderEliminar
  2. :) Obrigada, todos os dias, tento eu , há novidades, por isso é continuar a visitar mais e mais!

    ResponderEliminar
  3. sempre ! e não falha (:

    ResponderEliminar