Etiquetas

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Cancro

Sabia que ficar demasiado tempo sentado aumenta o risco de desenvolver cancro?

Uma pesquisa apresentada nos Estados Unidos da América sugere que estar demasiado tempo sentado em frente ao computador aumenta o risco de surgir tumores no intestino, útero, mama, pulmões e ovários

Segundo as estimativas americanas, passamos, em média, 15 horas por dia sentados. Esse hábito pode ser mais prejudicial à saúde do que se imagina, pois é responsável pelo aparecimento de 173 mil novos casos de cancro a cada ano nos EUA.

O estudo foi apresentado pela epidemiologista americana Christine Friedenreich, que enfatizou que o facto de ser activo no restante tempo do seu dia não o livra do risco oferecido pelas horas que passou sentado em frente ao computador.

É um facto que a prática de exercício físico liberta substâncias no organismo que evitam a inflamação das células (processo que pode desencadear o aparecimento de tumores). No entanto, mesmo que o indivíduo pratique os 30 minutos diários recomendados, esse tempo apenas corresponde a 3% do seu dia.

Aqui ficam algumas sugestões para contrariar os factos a cima referidos:
  • programe um alerta no seu computador para lembrar de hora em hora que é necessário levantar da mesa e dar uma caminhada pelo corredor;
  • em vez de mandar mensagens electrónicas para conversar com um colega de trabalho, faça uma caminhada até a mesa dele;
  • se possível, caminhe enquanto fala ao telefone.


Pequenas mudanças podem fazer a diferença!


Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário