O consumo de nozes torna o esperma mais saudável, é a conclusão de um estudo da Universidade da Califórnia.
Esta realidade leva-nos à seguinte questão: poderá a ingestão de dois punhados de nozes melhorar esta situação? Um estudo publicado na revista Biology of Reproduction sugere que sim, especificando que a quantidade ideal será 75 gramas de nozes por dia. A ingestão desta quantidade pode dar uma grande ajuda à fertilidade masculina, uma vez que influência positivamente a vitalidade, mobilidade e forma do esperma.
Este estudo envolveu 117 homens com idades entre 21 e 35, que foram divididos em dois grupos. Um grupo adicionou 75 gramas de nozes sem casca à sua dieta diária. O outro grupo continuou a sua dieta habitual, mas evitou comer nozes. Apesar da divisão, ambos os grupos adoptaram uma dieta tipicamente ocidental.
Após as 12 semanas de inclusão de nozes na dieta, verificou-se uma melhoria significativa na qualidade do esperma (concentração, vitalidade, movimento, forma e anormalidades cromossómicas). Por isso, os investigadores defendem que o próximo passo é trabalhar com casais que frequentam clínicas de infertilidade.
Tal melhoria pode ser explicada pelo facto de as nozes serem uma fonte particularmente rica de ácido linoleico e uma fonte natural de ómega-3 (este último parece ser o mais influente nos resultados positivos obtidos).
Referências
Sem comentários:
Enviar um comentário