Etiquetas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Será a mesma coisa comer uma peça de fruta ou beber um sumo? Não! 

A fruta, para além dos hidratos de carbono, vitaminas e minerais que contém, contém fibra solúvel, como a pectina por exemplo, que está presente na polpa e nos tecidos comestíveis como as peles que envolvem os gomos da laranja. A fibra solúvel traz-nos inúmeros benefícios, tais como:

  • diminuição dos teores de colesterol sanguíneo;
  • diminuição da glicemia;
  • ser responsável por uma sensação de saciedade elevada, uma vez que atrasa o esvaziamento gástrico. 

Quando fazemos um sumo de fruta natural, perdemos não só a polpa como as outras peles, ficando apenas com a água, açúcares e algumas vitaminas e minerais. Essa diminuição do teor em fibra faz com que estes nutrientes sejam mais rapidamente absorvíveis uma vez que é mais rápido o esvaziamento gástrico do que quando comemos uma peça de fruta, levando a uma menor saciedade e maior sensação de fome num espaço de tempo mais curto. 

Outra questão muito importante é a quantidade de fruta. Se comermos a fruta em peça ficamos bem, mas se optarmos por um sumo teremos de utilizar mais que uma peça de fruta para dar uma quantidade maior, o que levará a um sumo com uma quantidade de açúcar de 2 ou mais peças de fruta. Esta quantidade de açúcar pode ganhar relevância no aporte calórico total ao longo do dia, tão importante em dietas de emagrecimento por exemplo. 

Tal como em tudo na alimentação, na altura das escolhas deve imperar o bom senso. Neste tema específico, a primeira opção deverá ser sempre a peça de fruta, no entanto, se (excepcionalmente e não por regra) beber um sumo natural certamente não lhe fará mal.

Referências:
http://www.simplefruit.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário