Etiquetas

quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Diferenças entre a nutrição de um atleta e de um sedentário

Parte III - Hidratação e fibras

Hidratação 

Sempre que surge um défice de água corporal, o rendimento desportivo diminui numa relação direta e proporcional e o risco de desidratação aumenta. O atleta tem por isso necessidades de ingestão hídrica mais elevadas em relação ao sedentário. 

Aquilo que referi anteriormente pode ser justificado pelo fato de durante a prática desportiva se verificar a necessidade de aumentar os níveis de combustão celular a nível muscular, resultando daí uma maior produção de calor nos músculos. Este calor será transportado pelo sangue até à pele onde as glândulas sudoríparas, ao produzirem o suor, o dissipam através da evaporação do mesmo na superfície cutânea. De fato, a evaporação do suor representa o mecanismo mais eficaz e importante de arrefecimento do organismo humano. Os níveis elevados de sudação, principalmente quando a atividade desportiva é realizada em ambiente quente e húmido, conduzem a elevadas perdas de água do nosso organismo, que se traduzirá numa necessidade acrescida de hidratação. 

As recomendações para a população geral são 1,5-2 litros de água por dia. Contudo, estas quantidades são insuficientes para indivíduos sujeitos a uma grande atividade física e a elevadas perdas de água como os atletas. 

Para saber mais sobre a hidratação nos atletas pode consultar a seguinte publicação: http://livewellnutrition.blogspot.pt/2011/04/importancia-da-hidratacao-para-os.html


Fibras 
A nutrição deve fornecer uma quantidade adequada de fibras alimentares ao atleta. Recomenda-se uma ingestão diária à volta de 25 a 35g. Uma ingestão deficiente de fibras poderá originar obstipação, pois as insolúveis em água aumentam o volume das fezes e tornam-nas macias, facilitando a defecação. As solúveis em água diminuem a absorção intestinal de glícidos e do colesterol a nível intestinal. As fibras podem ser usadas na composição das dietas de emagrecimento, pois provocam um maior preenchimento do estômago, com sensação de saciedade mais prolongada, e diminuem a absorção de glícidos a nível intestinal. A ingestão excessiva de fibras pode contudo levar à diminuição da absorção de alguns micronutrientes, especialmente alguns minerais, e a um excesso de gases abdominais. 

Eunice Jorge

Sem comentários:

Enviar um comentário