Etiquetas

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Semáforo nutricional já foi introduzido em Portugal

Três cores no combate à obesidade infantil! Esteja atento aos rótulos.

Pode dizer-se que não há exactamente “maus alimentos”, já que todos têm uma ou outra propriedade nutricional, mas há sem dúvida produtos que, pelas suas características, devem ser consumidos de forma moderada e menos regular. Contudo, a prevenção é a melhor solução e começa logo no acto da compra.

Para ajudar os consumidores nesta tarefa foi criado um sistema internacional – o Semáforo nutricional – desenvolvido pela Food Standards Agency (FSA) que, baseando-se em diversos estudos e com a consulta a vários stakeholders, criou um sistema gráfico que facilita a comparação e a escolha dos alimentos. Este novo sistema atribui cores – verde, laranja e vermelho – aos nutrientes (gordura, gordura saturada, açúcar e sal). A medida vem também promover comportamentos alimentares mais saudáveis de forma a diminuir a taxa de obesidade infantil.

O semáforo nutricional permite saber que ingredientes estão escritos na lista, por ordem de peso decrescente, no momento da sua incorporação durante o fabrico do produto. Por exemplo, se um produto light foi reduzido até pelo menos 30 por cento de um dos seus nutrientes (face a um produto semelhante), não significa que o mesmo seja magro ou baixo em calorias. Para comparar produtos deve analisar-se a tabela nutricional por 100 gramas ou 100 mililitros de alimento. 

De acordo com os limites pré-estabelecidos pela FSA, caso o nutriente esteja em baixa quantidade no alimento é representado a verde; se estiver em média quantidade é laranja; e caso esteja em elevada concentração será vermelho.

Então, como fazer a correcta leitura do rótulo?

O vermelho significa que o alimento tem uma concentração elevada de gorduras e gorduras saturadas, açucares ou sal – o que significa que pode ser consumido ocasionalmente ou em menores quantidades. O laranja remete para uma concentração média das mesmas propriedades – ou seja, é considerado uma boa opção e, caso seja verde, o produto é considerado a opção mais saudável e com baixa concentração de gorduras, sal e açucares. Existem ainda informação sobre calorias, designada de “CAL” a cor é cinzenta.

A leitura do gráfico é intuitiva e as referidas cores estão na frente da embalagem. A selecção de cores é comparada aos sinais de trânsito: em que o verde significa avançar, o vermelho parar e o laranja avançar com cuidado. O sistema já foi adoptado por uma cadeia de hipermercados em Portugal.




Referências:

Sem comentários:

Enviar um comentário