Etiquetas

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Redução do teor de sal no bacalhau

Sabia que é possível reduzir a quantidade de sal no bacalhau, mantendo as suas propriedades e sabor?

Uma equipa de investigadores da Universidade Politécnica de Valência conseguiu reduzir em 50 por cento a quantidade de sal no bacalhau já dessalinizado, obtendo assim um produto final que preserva todas as propriedades sensoriais e que é particularmente adequado para pessoas com hipertensão.

Segundo a investigação, publicada no Journal of Food Engineering, a chave para reduzir a quantidade de sal no bacalhau é substituir parcialmente sódio por potássio após o processo de dessalinização.

Os resultados de vários estudos que foram realizados em laboratórios da UPV também mostram que o peixe mantém todas as suas propriedades de sabor, textura, etc. Como ainda contém bastante sal, pode ser armazenado sob refrigeração para quando for necessário.

Este novo método proposto por cientistas espanhóis responde a uma procura cada vez mais importante da indústria de alimentos para o desenvolvimento de produtos com pouco sal.

Com esta técnica, abrem-se portas para oferecer um produto novo, tanto para os consumidores que, por razões médicas, devem ter pouco sal na sua dieta, como ao público em geral, que são aconselhados a reduzir sua ingestão de sódio. Além disso, através da substituição de cloreto de sódio com cloreto de potássio podemos obter um produto ainda mais saudável.

Referências
http://www.cienciahoje.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário