Etiquetas

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Doença Pulmonar Crónica Obstrutiva (DPOC)

Sabia que de acordo com a Organização Mundial de Saúde, 210 milhões de pessoas no mundo sofrem de DPOC?

A DPOC é uma doença crónica, progressiva e parcialmente reversível, que ataca os pulmões e tem como principais características a destruição dos seus alvéolos. Ocorre com mais frequência em homens com avançada idade e fumadores. A tuberculose é ,também, um factor de risco.ao aparecimento desta doença.
Estima-se que em 2020 esta doença se torne a terceira principal causa de morte

Atitudes como não fumar, ter uma alimentação saudável, fazer exercício físico regularmente , e consumir bebidas alcoólicas de forma moderada, podem estar associadas não só à diminuição do risco de desenvolvimento de doenças crónicas como ao prolongamento da vida e da própria qualidade de vida.

Um novo estudo realizado pelo Center Disease Center (CDC), concluiu que a ausência de quatro comportamentos saudáveis, como não fumar, alimentação saudável, exercício físico regular e consumo moderado de bebidas alcoólicas, ​​poderá originar grande parte das mortes relacionadas com doenças crónicas. O relatório acerca do estudo publicado no American Journal of Public Health, refere que, mesmo a prática de apenas um destes comportamentos poderá fazer a diferença para a duração da vida.

Nesta investigação, os pesquisadores usaram dados de 16958 indivíduos, com idade igual ou superior a 17 anos, que participaram do estudo National Health and Nutrition Examination Survey III Mortality Study de 1988 a 2006. A amostra foi considerada representativa dos indivíduos residentes nos Estados Unidos da América.

Foram realizadas várias associações entre os quatro comportamentos de baixo risco e a mortalidade, e foram descritos os seguintes resultados :

• O número de comportamentos de baixo risco foi inversamente proporcional ao risco de morte, ou seja, quanto maior número de comportamentos de baixo risco, menor o risco de morte.
• Em comparação com os participantes que não tinham comportamentos de baixo risco (isto é, pessoas que fumavam, não realizavam exercício físico, não tinham hábitos alimentares saudáveis e consumiam álcool de forma não moderada), os indivíduos com os 4 comportamentos de baixo risco tinham 66% de menor risco de morte por cancro, 65% de menor risco de morte por doenças cardiovasculares, e 57% menor risco de morte por outras causas.
• 40 a 50% dos participantes já tinham praticado, pelo menos, um dos quatro comportamentos saudáveis.

Segundo os investigadores do CDC, o objectivo deve ser a prática conjunta destes quatro comportamentos saudáveis.

De acordo com outro estudo, da Universidade de Maastricht, na Holanda, que foi publicado recentemente no American Journal of Clinical Nutrition, mulheres com um estilo de vida saudável, que pratiquem uma alimentação de acordo com os fundamentos da alimentação mediterrânica, que pratiquem exercício físico regularmente, que não fumem e que mantenham um peso saudável, podem viver 15 anos a mais do que mulheres que não possuam estes comportamentos, enquanto para os homens, o efeito destes hábitos saudáveis ​​parece ser de cerca de 8,5 anos.

Referências
Ford ES, Zhao G, Tsai J, Li C. "Low-risk lifestyle behaviors and all-cause mortality: Findings from the National Health and Nutrition Examination Survey III Mortality Study". American Journal of Public Health, published online ahead of print 18 August 2011.

Piet A van den Brandt. "The impact of a Mediterranean diet and healthy lifestyle on premature mortality in men and women".Am J Clin Nutr, First published online 27 July 2011.

Sem comentários:

Enviar um comentário