Etiquetas

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Diabetes e risco de desenvolvimento de demência

Diabéticos parecem apresentar um risco maior de desenvolver demência.

Neste estudo realizado no Japão, pretendeu-se investigar a associação entre a tolerância à glicose e o desenvolvimento de demência. Para o estudo, um total de 1017 pessoas, com idade de 60 anos ou superior, realizaram um teste de tolerância à glicose, após uma noite em jejum, para determinar se tinham diabetes. Os participantes do estudo foram acompanhados durante 15 anos e após esse período foram testados no sentido de verificar se tinham desenvolvido demência. Durante o estudo, 232 pessoas desenvolveram demência.

Os investigadores verificaram que as pessoas com diabetes apresentavam o dobro da probabilidade de desenvolver demência do que as pessoas com níveis normais de açúcar no sangue. Das 150 pessoas com diabetes, 41 desenvolveram demência, comparado a 115 de 559 pessoas sem diabetes que desenvolveu demência. Os resultados não foram afectados mesmo tendo em conta factores de risco como hipertensão arterial, colesterol elevado e o tabaco. O risco de demência também foi superior em pessoas que não tinham diabetes, mas apresentavam intolerância a glicose. Este estudo também revelou um risco de desenvolvimento de demência superior quando a glicose sanguínea pós-prandial continuava elevada.

Referências
T. Ohara, Y. Doi, T. Ninomiya, Y. Hirakawa, J. Hata, T. Iwaki, S. Kanba, Y. Kiyohara. Glucose tolerance status and risk of dementia in the community: The Hisayama Study. Neurology, 2011; 77 (12): 1126 
DOI:10.1212/WNL.0b013e31822f0435
http://www.apn.org.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário