Etiquetas

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Universidade do Porto

U. Porto arrecada dois Nutrition Awards!

A Faculdade de Ciências da Nutrição e o Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) venceram dois Nutrition Awards atribuídos, na Fundação Calouste Gulbenkian, pela Associação Portuguesa dos Nutricionistas e a GCI, numa iniciativa que visa reconhecer o trabalho realizado na área das Ciências da Nutrição.
Os Nutrition Awards servem o propósito de reconhecer e premiar trabalhos nacionais que têm na sua génese o tema da nutrição e do seu impacto na saúde. Incentivar a investigação e a respectiva ligação às empresas, instituições e, em última instância, ao cidadão, é um imperativo actual, e também um dos motivos da existência destes prémios. 

A Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto foi premiada na categoria «Nutrição Clínica» por uma investigação que introduziu o efeito protector dos ácidos gordos poliinsaturados n-3 e, especificamente, do ácido linolénico na inflamação e controlo da asma. O projecto intitula-se "Ingestão de ácido alfa-linolénico e menor rácio de ácidos gordos poliinsaturados n6:n3 associados a melhor controlo da asma" e é da autoria dos investigadores Renata Barros, André Moreira, João Fonseca, Luís Delgado, Maria Graça Caltel-Branco, Tari Haahtlea, Carla Lopes e Pedro Moreira, da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

O projecto salienta a importância do efeito protector dos ácidos gordos poliinsaturados n-3 e, especificamente, do ácido alfa-linolénico, na inflamação e controlo da asma. Estes resultados suportam e fundamentam a relevância de estudos de intervenção e o desenvolvimento de recomendações nutricionais e alimentares na asma, como abordagem complementar ao tratamento. O estudo deu origem a uma publicação pioneira na área, de relevância científica internacional e com impacto na área da Nutrição Clínica.

O ISPUP venceu o prémio na “Investigação em Ciências da Nutrição” com o trabalho intitulado "Avaliação da ingestão alimentar em grávidas portuguesas” valeu ao Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP). Este trabalho desenvolveu-se através da comparação da ingestão alimentar das mulheres no ano prévio à gravidez e durante a gestação e permitiu concluir que o Questionário de Frequência Alimentar que existe para a população portuguesa serve também para avaliar mulheres grávidas. O estudo permitiu obter uma fotografia da ingestão alimentar durante a gravidez e concluir que não está interiorizado que a toma de ácido fólico deve começar nos três meses prévios à concepção e que normalmente só começa a partir da sexta semana.

Muitos parabéns U. Porto, FCNAUP e ISPUP!

Referências
www.noticias.up.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário