Etiquetas

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Tomate

Conheça o estudo que relaciona a ingestão de tomate com a protecção dos raios solares!


Uma equipa de investigadores da Universidade de Manchester fez um teste muito simples, para confirmar a capacidade do tomate proteger a pele contra os raios solares. Durante 12 semanas, dez voluntários comeram cinco colheres de sopa de polpa de tomate com dez gramas de azeite. Outros dez participantes ingeriram apenas o azeite, sem a polpa de tomate. Antes e depois, os dois grupos foram expostos a radiações ultravioletas, os raios nocivos do sol. O resultado foi a favor do tomate.
Os cientistas britânicos concluíram que o primeiro grupo, aqueles que comeram a polpa de tomate com azeite, tinha menos 33% de probabilidades de sofrer queimaduras na pele do que no início da experiência, e os pesquisadores calcularam que a pasta de tomate concentrado tinha um efeito equivalente a um factor de protecção de 1,3 de um creme protector solar.
O responsável pelos bons resultados é o antioxidante licopeno, o fitoquímico que confere a cor vermelha dos tomates e outras frutas vermelhas. Mas para que os resultados sejam bons, o ideal é consumir polpa de tomate, à venda em qualquer supermercado, temperada com azeite extra-virgem. Isto porque o licopeno é activado pela cozedura do tomate.

Sem comentários:

Enviar um comentário