Etiquetas

domingo, 24 de julho de 2011

Proteínas na alimentação de um desportista

Descubra a importância de um correcto aporte proteico para o sucesso de um atleta.

As proteínas desempenham diferentes funções no organismo humano. De interesse para o atleta, destaca-se a sua importância na construção de massa muscular, na recuperação de microlesões celulares e a sua pequena contribuição como substrato energético durante o exercício de endurance. 

Existem especialmente na carne, peixe, leite, iogurte, queijo leguminosas secas e ovos. 
O atleta deve preferir as opções magras destes alimentos.

Contrariamente ao que muitos atletas possam pensar, a maior ingestão de proteínas não leva por si só a um aumento de massa muscular. 
O excesso de proteínas no organismo é oxidado e eliminado pela urina. 

Embora as necessidades de um atleta sejam ligeiramente superiores às de um indivíduo sedentário, uma alimentação inserida no nosso padrão cultural, fornece as adequadas quantidades de proteínas. Para um atleta de endurance recomenda-se 1,2-1,5g/kg/dia

É importante que o atleta tenha uma alimentação rica em hidratos de carbono pois na sua falta as proteínas serão usadas como fonte de energia em vez de ajudarem a constituir a massa muscular. Atletas em risco de ingestão inadequada de proteínas são os que restringem a ingestão energética ou a variedade alimentar (ex: vegetarianos). 

O excesso de ingestão proteica pode levar à desidratação, perda urinária de cálcio, ganho de peso e stress para os rins e fígado a longo prazo.

1 comentário:

  1. Tenho uma questão relativamente ao uso de proteina. Actualmente uso proteina whey como suplemento à minha alimentação, principalmente após os treinos no ginásio. Devo fazer alguma pausa na toma desde suplemento ou posso tomar o ano todo? Se for recomendável fazer alguma pausa, qual o tempo minimo?

    ResponderEliminar