Uma alimentação equilibrada e saudável contém ovos, ricos em proteínas, vitaminas e minerais e associados à sensação de saciedade e controlo do peso.
O consumo de ovos não provoca o aumento significativo dos níveis de colesterol no sangue, para grande parte das pessoas, provam-no estudos recentes. Até seis ovos por semana, não foram ainda encontradas relações entre o seu consumo e problemas cardiovasculares.
A sensação de saciedade que o consumo de ovos cria ajuda a manter uma boa dieta, defendem alguns estudos. Comê-los ao pequeno-almoço reduz o apetite e o consumo de calorias durante o resto do dia.
Existem outros possíveis benefícios da gema. O seu consumo ajuda a diminuir o risco de perda de visão nos idosos, revelam outros ensaios.
O elevado teor em vitamina D é também relevante, dado não haver muitos alimentos com essa característica.
O risco potencial da ingestão de ovos levantado pela Salmonella, bactéria potencialmente patogénica, é suplantado pelos benefícios para a saúde. Alguns cuidados caseiros e o facto de a indústria ter melhorado as suas práticas de produção aumentam a segurança do consumo.
Bem conservar e confeccionar
A forma como os ovos são conservados em casa determina a segurança alimentar. Bactérias como a Salmonella podem ser encontrados na casca do ovo, pelo que é essencial lavar as mãos após o manuseamento, prevenindo que alguns microrganismos contaminem outros alimentos cozinhados.
Não lave a casca do ovo, pois está protegida com uma película que evita a entrada de bactérias pelos poros. Se a casca estiver muito suja e precisar de ser lavada, consuma de imediato.
Mantenha os ovos no frigorífico, pois tal reduz o crescimento da Salmonella. Evite oscilações acentuadas de temperatura, para não produzir condensação de água na casca. Tal favorece o desenvolvimento bacteriano e a sua entrada no interior do ovo. O calor elimina esta bactéria, mas tem de cozinhar os ovos, no mínimo, a 70ºC.
Limpe e desinfecte as superfícies após a preparação dos ovos e tenha cuidado para não contaminar comida já cozinhada.
Os ovos devem ser totalmente cozidos caso se destinem a crianças, idosos, grávidas e doentes.
Referências:
Sem comentários:
Enviar um comentário