Etiquetas

terça-feira, 12 de julho de 2011

Benefícios do consumo de sopa de legumes antes da refeição


Fique a saber de que forma a ingestão de sopa, antes do início da refeição, poderá estar relacionada com a menor incidência de excesso de peso/obesidade.


A sopa deve fazer parte de uma refeição completa, equilibrada e saudável e traz benefícios para a saúde, principalmente quando é o primeiro prato a ser servido. Um estudo recente vem confirmar esta afirmação, testando o efeito da ingestão de determinada quantidade de sopa ao início da refeição em crianças com idades compreendidas entre os 3 e 5 anos.

Os resultados demonstraram que a ingestão de sopa de legumes, que tem baixa densidade energética, no início da refeição contribui para que não se verifique um excesso na ingestão de alimentos no prato principal e contribui para o aumento da ingestão de produtos hortícolas à refeição.

De que forma poderá a ingestão de sopa (de hortícolas) influenciar a ocorrência de excesso de peso/obesidade?

A ingestão de sopa (de hortícolas) está associada de forma inversa com a ocorrência de obesidade. Contudo, ainda não está totalmente definido se a ingestão de sopa influência directa ou indirectamente a ocorrência de obesidade. Foi apresentada a hipótese de que o consumo de sopa contribui para um decréscimo da ingestão energética, pois promove a saciação. Foi também reportado que a ingestão de sopa tem como consequência um aumento significativo dos níveis de colecistocinina no plasma, o que também contribui, em parte, para o efeito da saciação. Outra possibilidade apontada para esta correlação negativa é a presença de determinados ingredientes na sopa, tais como o miso (pasta fermentada de soja) e vegetais, os quais permitem a diminuição de parâmetros associados com a ocorrência de obesidade.

 Referências:
Spill MK, Birch LL, Roe LS, Rolls BJ; Serving large portions of vegetable soup at the start of a meal affected children´s energy and vegetable intake; 2011 May 8

Sem comentários:

Enviar um comentário