Etiquetas

sábado, 28 de maio de 2011

Nadar ajuda a perder peso?

Descubra com o Live Well Nutrition se a natação é o melhor desporto para perder peso como ouvimos tantas vezes dizer.

A ideia de que a natação é uma forma eficaz de perder peso,  tem aumentado bastante  a sua procura nos últimos anos.
No entanto, alguns estudos sugerem que nadar não é um meio eficaz para perder peso e que de facto, se pode ganhar peso com a natação.
Muitos consideram a natação um dos melhores exercícios para perder peso e tonificar os músculos porque quando nada, grande parte dos músculos são exercitados. Para além disso, nadar tem um efeito semelhante à aeróbica, dando ao coração e pulmões a sua dose de exercício.
Apesar destes benefícios, um estudo publicado na Revista Americana de Medicina do Desporto, demonstrou que sem uma alimentação cuidada e controlada, a natação tem pouco ou nenhum efeito na perda de peso.

O autor do estudo, o professor Grant Gwinup, relacionou através de experiências, a natação e a perda de peso e chegou a estes resultados surpreendentes:
  • Indíviduos colocados num programa de bicicleta perderam 8.5 kg em 90 dias;
  • Os que fizeram programa de passadeira, perderam no mesmo período, cerca de 7.7 kg;
  • Os indivíduos no programa de natação ganharam 2.2 kg;

Surpreendido?

O professor Gwinup assumiu que nadar em água fria estimula o apetite e o consumo de calorias. 
Também o professor Louis Burke, chefe do Departamento de Nutrição do Instituto Australiano do Desporto, apontou que os nadadores de competição têm geralmente, níveis de gordura mais elevados que os ciclistas ou corredores, que despendem semelhantes quantidades de energia durante os treinos.
Isto acontece porque depois de nadar, os atletas sentem fome e podem simplesmente substituir as calorias que perderam, com uma refeição robusta ou uma bebida com açúcar. Podem inclusive, ingerir um maior número de calorias que aquelas que queimaram.
De acordo com o professor Burke, «algumas pesquisas sugerem que é devido às baixas temperaturas da água em que os nadadores treinam. Por contraste, corredores e ciclistas sentem normalmente, um aumento da temperatura do corpo durante o treino, o que pode ajudar a suprimir o apetite».
Burke realçou ainda que os nadadores de competição são menos activos quando não estão a treinar. «Eles ficam tão cansados das horas de treino intensivo, que dormem, relaxam ou evitam qualquer tipo de actividade física».

Sente-se cansado ou com sono quando acaba de nadar?

No que toca à tonificação muscular, é de notar que a maior parte do trabalho que o corpo faz quando nada, envolve actividade dos músculos positivos. É sabido que a fase negativa isto é, quando se baixam os pesos durante o treino com halteres, é muito importante no crescimento dos músculos.
Poderão os seus músculos desenvolver-se correctamente quando apenas os positivos são exercitados? Antes que diga que os nadadores profissionais têm músculos tonificados, saiba que eles levantam pesos para manterem o equilíbrio muscular e ganhar força para conseguirem braçadas mais fortes.

Apesar de tudo isto, não desista da natação se gosta do desporto. Fazer exercício, seja qual ele for é melhor que não fazer nenhum. Certifique-se apenas, se quiser manter ou perder peso, que não come mais calorias do que as que perde e que se mantém activo depois de umas revigorantes braçadas.

Referências:

3 comentários:

  1. Não posso de todo concordar. Não é que esteja errada a ideia de que se aumentará de peso depois de um treino de natação caso se ingira demasiadas calorias mas de facto este é o problema de qualquer modalidade. Mesmo numa aula de indoor cycle, em que o gasto calórico pode chegar às 600 Kcal, há que ter cuidado com o que se ingere a seguir. De facto 600 Kcal são pouco mais que um croissant e menos que um croissant e um sumo hein?... Há também que lembrar que durante um treino intenso de natação "queimamos" gordura pois é um exercício fundamentalmente aeróbio. Ou seja mais importante que perder peso é mudar a nossa composição corporal e penso que toda a gente prefere pesar mais 2 kg e ter uma cintura tonificada e pernas desenhadas do que pesar menos dois e ter o pneu trilhado nas calças ou umas pernas "gelatina".
    Por último é muito importante relembrar que nenhuma modalidade nos faz perder peso sem o auxilio da alimentação. Um treino intenso de 2 ou 3 horas vai-se em meia dúzia de bolachas...então imagine-se meia duzia de bolachas e 2 horas de sofá....hummm...Toca a treinar muito e papar com juízo!
    Sara Lucas

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Concordo inteiramente contigo, Sara. Isto é um artigo que não é meu e que eu apenas reformulei o texto e publiquei. Tanto é que no fim de tudo isto dou a minha opinião dizendo: "apesar de tudo isto, não desista da natação se gosta do desporto. Fazer exercício, seja qual ele for é melhor que não fazer nenhum. Certifique-se apenas, se quiser manter ou perder peso, que não come mais calorias do que as que perde e que se mantém activo depois de umas revigorantes braçadas."
    E sim, é um facto que se após qualquer modalidade ingerirmos demasiadas calorias engordamos. Mas os autores deste artigo, que eu decidi partilhar, defendem que esta ingestão exacerbada é mais notória na natação.



    Mas o teu comentario é muito pertinente, obrigada ;)

    ResponderEliminar