Etiquetas

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Crianças que dormem menos correm maior risco de ter excesso de peso

Conheça o estudo português que relaciona as horas de sono com o peso corporal nas crianças.

Já se sabia que as crianças que passam mais tempo em frente a um ecrã de televisão têm tendência a sofrer mais de excesso de peso e obesidade, o mesmo é verdade para as que têm hábitos alimentares pouco saudáveis. Um estudo português publicado no American Journal of Human Biology analisou mais de quatro mil crianças e concluiu que quanto menos dormem mais risco têm de ser obesas.

De um total de 4847 crianças dos sete anos aos nove anos estudadas em Portugal concluiu-se que as que dormem menos de nove horas por noite têm maior percentagem de gordura corporal do que aquelas que dormem mais de 11 horas, um período tido como ideal nestas idades

A associação entre sono e risco de excesso de peso e obesidade tem sido investigada em adultos, estudos internacionais mais recentes trouxeram-na para o universo infantil, refere a coordenadora do estudo, cujos autores são também Isabel Mourão, Pedro Moreira e Vítor Rosado.

O que vários trabalhos científicos têm demonstrado é que o tempo de sono provoca alterações a nível da segregação de algumas hormonas. É o caso da leptina e da grelina, que estão ligadas à regulação do apetite. A grelina estimula o apetite. Menos tempo de sono faz aumentar os níveis de grelina. Ou seja, quanto mais grelina mais apetite, já a leptina atinge o seu pico de produção após as refeições, sendo um dos mecanismos responsáveis pela sensação de satisfação depois da ingestão de comida. Menos tempo de sono implica menos leptina, logo temos a sensação de não estarmos satisfeitos e comemos mais. 

Um dado novo desta investigação é a associação entre o grau de instrução dos pais e as horas de sono dos filhos. Ou seja, quanto maior é o grau de estudos do pai e da mãe mais tempo as crianças tendem a dormir. Estes são os pais que tendem a ter mais conhecimentos sobre os benefícios do sono e também maior poder económico, algo que lhes permite ter mais acesso a alimentação de qualidade e à possibilidade de ter os filhos a fazer exercício físico. 

Outro dos factores que condicionam o sono é o tempo que os mais novos passam a ver televisão: quanto mais tempo em frente ao ecrã menos tendem a dormir. Também o exercício físico tem relação com o descanso.

Sem comentários:

Enviar um comentário