Etiquetas

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Mostra-me os teus dentes e dir-te-ei o que comes!

Estudo europeu interliga rugosidade dentária à dieta alimentar dos animais! 

Um estudo liderado pelo departamento de Geologia da Universidade de Leicester, Reino Unido, acaba de provar que os nossos dentes são moldados pelos que alimentos que escolhemos colocar na boca. Isto prova que realmente ‘somos o que comemos’.

A investigação, realizada por uma equipa internacional de paleontólogos e biólogos, demonstra que amostras de dentes podem ser utilizadas para determinar o que um animal em particular tem consumido. Isto significa que os cientistas podem agora saber mais sobre a alimentação de animais selvagens sem terem de analisar o conteúdo de seus estômagos.

Foi descoberto que ,em alguns casos,  a aspereza dos dentes é um guia mais fiável para perceber a dieta do que olhar para o estômago de um peixe, porque o conteúdo do estômago apenas diz o que um animal comeu poucas horas antes de ser capturado e não o que normalmente come.

Segundo o estudo, publicado no jornal da Royal Society Interface, a rugosidade da superfície do dente pode revelar o que um animal comeu. Isto mostra que há uma estreita ligação entre a rugosidade dos dentes e uma dieta, uma vez que os dentes de animais que comem alimentos duros têm superfícies dentárias mais ásperas do que as de animais que comem alimentos macios.

Sem comentários:

Enviar um comentário