Etiquetas

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Sabia que deixar o bébé comer com as mãos pode evitar o excesso de peso?

Um estudo publicado pela revista British Medical Journal revela que os bebés que comem com as próprias mãos, tendem a alimentar-se melhor e a crescer com o peso correcto comparativamente aos que são alimentados através da colher.

O estudo incluiu 155 crianças entre os 20 meses e os seis anos de idade e foi baseada num questionário feito aos seus pais. Do total das crianças, 92 foram alimentadas pelo método a que chamaram ‘bebé serve-se sozinho’, que consiste em deixar comer pequenos pedaços de alimentos de textura sólida, e os outros 63 foram alimentados pelo método tradicional: alimentos reduzidos a puré e dados com uma colher.

Os investigadores mostraram que os alimentos, como pão e massas, eram os alimentos preferidos pelos bebés que se alimentavam com os dedos, ao passo que os outros preferiam alimentos doces, sendo que aos bebés alimentados por colher eram também oferecidos hidratos de carbono, frutas, legumes e proteínas.

Este estudo sugere que o método ‘bebé serve-se sozinho’ tem um impacto positivo na preferência das crianças por alimentos que estão na base de uma alimentação saudável.

O hábito de comer com talheres exige tempo, treino e imitação dos pais e educadores É preciso que as crianças experimentem os alimentos através dos vários sentidos: seja pelo toque, pela cor, pelo olfacto…toda esta relação sensorial com os alimentos, contribui para uma aprendizagem eficaz e um processo de educação alimentar cheio de sucesso!

Sendo Portugal o segundo país da Europa com maior taxa de Obesidade Infantil, este estudo e as suas conclusões revelam-se bastante importantes.


Referências
http://www.dailymail.co.uk/health/article-2097486/Giving-babies-finger-food-stop-growing-fat.html

Sem comentários:

Enviar um comentário