Etiquetas

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Frutos secos

Sabia que os frutos secos contribuem para a sensação de saciedade? Não se esqueça de os incluir na sua alimentação.


Os frutos secos são uma boa opção para pequenos lanches, pois dão uma sensação de saciedade com pouca quantidade. Bastam meia dúzia de amêndoas para nos tirar a fome e ficarmos confortáveis. No entanto, é preciso ter algum cuidado no seu consumo, apesar de todos os seus benefícios, porque são bastante calóricos. Em parte isso advém do seu rico teor de gordura. Apesar de ser uma gordura saudável, mono e poliinsaturada, que baixa o LDL (mau colesterol) e os níveis de lípidos no sangue, têm uma pequena percentagem de gordura que pode aumentar o colesterol. A capacidade de os frutos secos reduzirem o colesterol é maior do que a esperada, mas a verdade é que a gordura é um elemento que aumenta o nível de calorias, e isso faz com que, como em tudo, devam ser consumidas com moderação.

Todos os frutos secos são diferentes, com combinações particulares de vitaminas e minerais. Todos contêm, além disto, fibras, gorduras e proteínas. Uma das vitaminas encontrada em maior quantidade é a vitamina E, reconhecida pelo seu poder antioxidante, que neutraliza os radicais livres, impedindo-os de atacar as células. Também contêm ácido fólico, sendo que este previne o aumento da homocisteína no sangue, um aminoácido que representa um factor de risco para a doença cardíaca. O magnésio presente nos frutos secos é um mineral que está associado ao controlo da pressão do sangue, mas os frutos secos contêm outros compostos benéficos como os esteróis vegetais, os fitoestrogénios e outros fitonutrientes. Todos estes componentes promovem uma boa saúde cardiovascular.

Os frutos secos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e proteínas. São antioxidantes e possuem acção anti-inflamatória. Há também estudos que indicam que um consumo frequente, mas obviamente moderado, está associado a um menor risco de sofrer de diabetes tipo II, bem como a uma maior protecção contra determinados tipos de cancro, principalmente o cancro do cólon na mulher, sendo que no caso dos homens não foi encontrada esta associação.

Uma chamada de atenção especial, porque há pessoas alérgicas a frutos secos, principalmente aos que são provenientes de árvores, como a avelã, o amendoim (que não é um fruto seco, mas uma leguminosa), as nozes do Brasil e as amêndoas, e isso pode provocar um choque anafilático.
Já sabe, moderação é a palavra de ordem: pode comer meia dúzia de frutos secos por dia, mas nunca um pacote inteiro.

Referências

Sem comentários:

Enviar um comentário