Sabia que os frutos secos contribuem para a sensação de saciedade? Não se esqueça de os incluir na sua alimentação.

Todos os frutos secos são diferentes, com combinações particulares de vitaminas e minerais. Todos contêm, além disto, fibras, gorduras e proteínas. Uma das vitaminas encontrada em maior quantidade é a vitamina E, reconhecida pelo seu poder antioxidante, que neutraliza os radicais livres, impedindo-os de atacar as células. Também contêm ácido fólico, sendo que este previne o aumento da homocisteína no sangue, um aminoácido que representa um factor de risco para a doença cardíaca. O magnésio presente nos frutos secos é um mineral que está associado ao controlo da pressão do sangue, mas os frutos secos contêm outros compostos benéficos como os esteróis vegetais, os fitoestrogénios e outros fitonutrientes. Todos estes componentes promovem uma boa saúde cardiovascular.
Os frutos secos são ricos em vitaminas, minerais, fibras e proteínas. São antioxidantes e possuem acção anti-inflamatória. Há também estudos que indicam que um consumo frequente, mas obviamente moderado, está associado a um menor risco de sofrer de diabetes tipo II, bem como a uma maior protecção contra determinados tipos de cancro, principalmente o cancro do cólon na mulher, sendo que no caso dos homens não foi encontrada esta associação.
Uma chamada de atenção especial, porque há pessoas alérgicas a frutos secos, principalmente aos que são provenientes de árvores, como a avelã, o amendoim (que não é um fruto seco, mas uma leguminosa), as nozes do Brasil e as amêndoas, e isso pode provocar um choque anafilático.
Já sabe, moderação é a palavra de ordem: pode comer meia dúzia de frutos secos por dia, mas nunca um pacote inteiro.
Referências
Sem comentários:
Enviar um comentário