Etiquetas

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Fígado Gordo/Esteatose hepática

Descubra de que forma a alteração de hábitos alimentares pode reverter esta doença de excessos!

O fígado gordo ou esteatose hepática é uma patologia que resulta da acumulação de gordura no fígado. É uma situação muito frequente nos indivíduos que sofrem de alcoolismo crónico, mas tem-se verificado um aumento significativo em indivíduos não bebedores, habitualmente obesos e/ou com dislipidémia. Esta doença prevalecente nos países industrializados passou a designar-se por Fígado Gordo Não Alcoólico (FGNA).

Em Portugal, a doença atinge 15% da população adulta e tem-se registado um aumento do número de casos em crianças.

Não se sabe exactamente qual a causa do FGNA, mas sabe-se que está associado à obesidade, à resistência à insulina, diabetes e dislipidémias (colesterol e trigliceridos aumentados). Se não for travada, existe o risco de progressão para esteatohepatite não alcoólica (EHNA), na qual se verifica inflamação e morte de células hepáticas. O passo seguinte é a evolução para cirrose hepática, considerada muito grave, que pode complicar-se até ao carcinoma hepatocelular.

É fácil concluir que é uma doença de excessos. Os hábitos alimentares industrializados, à base de alimentos leves, muito refinados, que saciam muito pouco mas que são hipercalóricos têm levado ao aumento do peso das pessoas. Este aumento de peso, está mais que provado, que atrapalha o funcionamento dos órgãos e apetece-me a comparação com os patos que são alimentados com uma quantidade tal de comida, que o fígado se torna gordo, para fazerem o famoso "Foie Gras".

Não existe tratamento específico para o FGNA, no entanto sabe-se que é uma situação reversível que passa pela alteração dos hábitos alimentares e do estilo de vida. Existe também a recomendação de tratar as doenças associadas como a obesidade, a diabetes e a dislipidemia.

1 comentário:

  1. primeiro desculpas por utilizar um pouco do seu tempo

    bom fui diagnosticado com esteatose moderada a 2 messes por que estava sentido uma sensacao de inchado proximo ao figado fiz 2 utrasom 1 tomografia computadorizada endoscopía e colonoscopia
    resultados
    ultrason de abdomem total sugestiva a esteatose moderada
    tomografia concluasao esteatose e calcificacao de baço da adrenal direita
    endoscopia pisquisa de hpilory negativa, gastrite leve
    exames laboratoriais
    colesterol normal
    triglicerides normal
    tgo tgp t bill normais
    glicose normal
    ggt normal
    fosfate alcalina normal

    aqui onde moro so tem um gastro e nao tem um profissional na area minha pergunta o medico nao me passou nemnhum remedio e disse para nao comer mais gorduras e fazer exercicios fisicos ja perdi 9 kilos porque estou acima do peso ideal ainda falta alguns kilos mas a sensaçao de inchado nao passa parece que vai estourar proximo ao figado fui no ps varias vezes e me passam so buscopam e luftal ja perdi as contas de quanto luftal tomei por favor me ajude nao estou tendo mas vida social estou faltando demais no meu emprego porque tem dia que esta bem pior tenho 30 anos 186 estou pesando hj 123 kilos estou fazendo exercicios regularmente como esteira 1 hora por dia e bicicleta 30 minutos

    ResponderEliminar