Etiquetas

sábado, 6 de agosto de 2011

Café

As mulheres que bebem entre uma e duas chávenas de café por dia têm menor probabilidade de sofrer um AVC, revela estudo.


A conclusão é de uma investigação norte-americana, do grupo de mamografia de Karolinska, que abrangeu um total de 34.670 mulheres sem históricos de doenças cardiovasculares.



O estudo fez-se durante 10 anos, ao fim dos quais a equipa constatou 1.680 ocorrências de problemas cardíacos diversos e, após a análise dos factores de risco, o consumo de café foi associado com um menor risco estatisticamente significativo de AVC total e enfarte cerebral.

Este menor risco, relaciona-se com o efeito antioxidante desta bebida, que diminui a acumulação de gorduras saturadas e reduz a resistência à insulina, minimizando assim o risco de AVC.

Em Portugal, a taxa de mortalidade associada ao AVC é de cerca de 200/100.000 habitantes (o que corresponde a duas mortes por hora), sendo das mais elevadas na União Europeia. É responsável pelo internamento de mais de 25.000 doentes/ano e por elevado grau de incapacidade – 50% dos doentes que sobrevivem a um AVC ficam com limitações permanentes nas actividades da vida diária.

O Programa “Café e Saúde” foi implementado em Portugal, em 2007, pela AICC (Associação Industrial e Comercial do Café) com o objectivo de mudar a atitude dos profissionais de saúde relativamente ao consumo de café. É um projecto de informação, dirigido a profissionais de saúde, que procura esclarecer e desvendar mitos sobre a ingestão do café, reunir evidência científica quanto aos benefícios inerentes ao seu consumo na prevenção de algumas patologias e estimular o conhecimento específico sobre esta temática.

Mas como "o mito é o nada que é tudo", ainda há uma enorme necessidade de mudar mentalidades,  quando nos referimos ao café! 

1 comentário:

  1. Fico contente por saber que algo de paladar agradável me traz benefícios!
    Vera

    ResponderEliminar