Etiquetas

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Abrande o ritmo e perca peso

Sabia que comer devagar pode reduzir a quantidade de calorias ingeridas?

Um estudo da Universidade de Wageningen, na Holanda, estudou a relação entre o ritmo que se come e a quantidade de calorias consumidas.
Os investigadores constataram que comer devagar, colocando menores porções de comida na boca e mastigando por mais tempo, pode reduzir a ingestão de calorias e, consequentemente, ajudar na perda de peso.

De acordo com os autores, essa prática faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente, fazendo-as comer menos.

O trabalho envolveu oito homens e 14 mulheres saudáveis, com média de 21 anos de idade, que passaram a consumir uma quantidade regulada de pudim de chocolate por um tubo de silicone. Cada participante foi exposto a situações diferentes: escolha pessoal do tamanho da mordida e tempo de mastigação – três ou nove segundos; e mordida pequena ou grande, ambas permanecendo três ou nove segundos com o alimento na boca.

Todas as observações feitas mostraram que menores porções de comida na boca e mastigadas por mais tempo estavam relacionadas a um menor consumo de alimentos de forma geral, uma vez que os indivíduos beneficiaram de um aumento hormonal, que os fez sentirem-se cheios. Por outro lado, os indivíduos que não mastigaram tão devagar, sofreram uma subida hormonal, seguida de um declive. 
Um teste feito com pudim revelou que as pessoas que permaneceram com o alimento na boca por nove segundos ingeriram, em média, 42 gramas a menos.
Sendo assim, os investigadores acreditam que esta prática é uma forte medida contra a obesidade. No entanto, é preciso que sejam feitos mais estudos para constatar se isso acontece também com outros alimentos.

Sem comentários:

Enviar um comentário