Etiquetas

terça-feira, 7 de junho de 2011

Exercício físico e os mitos associados

O Live Well Nutrition desvenda os factos que estão por trás de alguns dos maiores mitos relacionados com o exercício físico.


As dúvidas sobre o exercício físico e as suas vantagens persistem ainda hoje, por isso ,nesta publicação, iremos responder às perguntas mais frequentemente associadas a mitos.

1. O que queima mais calorias, exercícios aeróbicos ou de resistência?

Por incrível que possa parecer, são os exercícios de resistência que mais calorias queimam. Um estudo que envolveu dois grupos – um que fazia corrida e outro que levantava pesos durante o mesmo período de tempo – revelou que os exercícios de resistência queimavam mais calorias. Para além disso, enquanto os exercícios aeróbicos deixam de ter efeito sobre o corpo no final de uma sessão, os exercícios de resistência aceleram o metabolismo durante as 36 horas que se seguem ao treino. Em adição, os exercícios de resistência fortalecem os músculos, o que por si só vai aumentar o potencial que o corpo tem para queimar calorias.

2. Devem fazer-se alongamentos antes de uma corrida?

Embora possa ser uma questão que não reúna consenso, os estudos mais recentes dizem que não é necessário fazer alongamentos antes de uma sessão de corrida. Porquê? Porque não contribuem para a diminuição de lesões, antes pelo contrário, podem causá-las, principalmente se os exercícios de alongamentos forem muito agressivos. O que fazer então? Correr durante alguns minutos no mesmo sítio para fazer o aquecimento ou então iniciar a sessão com uma marcha ou jogging mais lento durante os primeiros minutos.

3. A manhã é a melhor altura para praticar exercício físico?

Não. Idealmente, o exercício físico deve ser praticado no final da tarde porque é entre as 16h00 e as 18h00 que a nossa temperatura corporal e força muscular estão no seu auge, o que significa treinar mais e melhor, com menos esforço. Para além disso, como já efetuou várias refeições, o organismo tem mais energia e, nesta altura do dia, somos mais tolerantes à dor. Porém, no fundo, o mais importante é fazer ginástica, independentemente da hora do dia.

4. É possível reduzir a celulite através do exercício físico?

Sim. A celulite tanto pode afetar pessoas sedentárias como pessoas ativas, por isso, embora o exercício físico não possa prevenir a celulite, pode ajudar a diminuir o aspeto da celulite. No fundo, a celulite é gordura, por isso, atividades físicas vocacionadas para queimar calorias podem ser uma excelente maneira de conseguir uma pele mais lisa e firme. Para além dos exercícios especificamente voltados para as ancas, nádegas e coxas, não se deve ignorar os restantes músculos, nem descurar os exercícios de resistência que ao aumentarem o ritmo metabólico do organismo, estão a contribuir para a redução das gorduras corporais.

5. Devem levantar-se pesos rapidamente para queimar mais calorias/gordura?

Não. Se fizer o levantamento de pesos a correr, pode estar a utilizar mais a sua energia, em vez de os músculos, que é o principal objetivo. Para além disso, ignora as zonas do corpo mais fracas e aumenta o risco de lesão. Para tirar o máximo partido do levantamento de pesos e ver os resultados que pretende, conte até três cada vez que levanta e baixa um peso.

6. Fazer abdominais é a melhor forma de conseguir uma barriga lisa?

Não. Porquê? Porque os abdominais tradicionais apenas trabalham os músculos que se encontram à superfície do estômago, negligenciando aqueles que se encontram localizados sob os mesmos. Para além disso, os abdominais tradicionais são praticamente um espelho da posição sentada, em que muitos de nós passamos o dia – por isso, e para haver resultados, é preciso fazer algo de diferente. Os exercícios que trabalham o núcleo da barriga/estômago, assim como as ancas e os glúteos são a melhor aposta para desenvolver abdominais invejáveis.

7. O exercício físico melhora a capacidade de aprendizagem?

Sim. Os benefícios da prática regular de exercício físico são inúmeros, incluindo o melhoramento da atenção e da memória. A verdade é que o exercício físico também melhora, de forma praticamente instantânea, a capacidade de aprendizagem e isto porque no final de uma sessão de ginástica passamos a estar mais concentrados, calmos e motivados. Para além de preparar o nosso cérebro para mais e melhores ligações e perceções, o exercício físico potencia o desenvolvimento de novas células cerebrais.

Sem comentários:

Enviar um comentário