Etiquetas

sábado, 14 de maio de 2011

X Congresso de Nutrição e Alimentação | II Congresso Ibero-Americano de Nutrição

A Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) organizou o X Congresso de Nutrição e Alimentação, evento de referência em Portugal na área das Ciências da Nutrição, e o II Congresso Ibero-Americano de Nutrição que decorreu, em simultâneo, nos dias 12 e 13 de Maio de 2011, no Centro de Congressos de Lisboa.

A temática escolhida para esta reunião foi Nutrição e Saúde: Um desafio global, uma vez que o evento pretendeu conciliar a presença de todos os stakeholders da área, entre os quais nutricionistas, dietistas, médicos, farmacêuticos, enfermeiros, engenheiros alimentares, fisiologistas do exercício físico, psicólogos, investigadores e docentes em prol da discussão de um tema comum a todos, independentemente da profissão ou do país.

Aos habituais 1200 participantes portugueses juntaram-se um elevado número de participantes de Espanha e da América Latina, oriundos sobretudo dos países cujas associações ou colégios apoiam o congresso.
Após a realização do I Congresso Ibero-Americano de Nutrição no Brasil, a conjugação de esforços entre as várias instituições da Península Ibérica e América Latina, permitiu dar continuidade a este percurso pelos países deste território, tendo sido Portugal escolhido para a segunda edição.

Desta forma, tendo em conta o âmbito mais alargado de profissionais que receberemos, a Comissão Científica construiu um programa com temas que pudessem focar aspectos das diversas áreas de actuação do nutricionista, mas de forma transversal à realidade de cada país.

Da mesma forma, foram apresentados um conjunto de oradores nacionais e internacionais de reconhecido valor científico e profissional de forma a transmitirem o conhecimento mais actual, inovador e relevante para os profissionais de saúde presentes.

Não faltou também no congresso espaço para a troca de experiências, expansão de conhecimento e abertura de horizontes. Um espaço propício também ao contacto com a indústria, com os seus produtos ou actividades. Um local ideal para o reencontro com colegas, para novos contactos e parcerias.

Por último, destacamos o local onde se realizou o congresso. Lisboa é uma cidade envolta em história, cultura e enorme simbolismo, pelo que se torna um local ideal para a discussão conjunta dos temas da Nutrição, pois sem dúvida que estes, continuam a ser um desafio global para todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário