Etiquetas

quinta-feira, 24 de março de 2011

Margarina, manteiga ou creme vegetal- qual a melhor opção?

A maioria das pessoas não faz a correcta distinção entre margarina, creme vegetal e manteiga, nem conhecem as principais diferenças a nível nutricional de cada um. 
O Live Well Nutrition sabe que não se trata da mesma coisa e pubica aqui as principais diferenças para uma escolha mais acertada.

Margarina 
A margarina é uma emulsão de água em óleos vegetais. É feita a partir de óleos 100% vegetais. Por lei, uma margarina deve ter no mínimo 80% de gordura e 16% de água. 

Creme Vegetal
Os cremes vegetais para barrar ou cozinhar têm um valor total de gordura inferior a 80%. Se os valores forem inferiores a 40%, denominam-se creme vegetais para barrar Light. 

Manteiga 
Na Roda dos Alimentos a manteiga faz parte do grupo das Gorduras e Óleos, o qual deve corresponder a 2% da alimentação diária. O grupo das Gorduras e Óleos inclui: azeite, óleo, manteiga, nata, banha, margarina. A manteiga é naturalmente rica em vitamina A e fonte natural de vitamina D e E e é maioritariamente constituída por lípidos. Os restantes macronutrientes representam menos de 1% (proteínas e hidratos de carbono). A manteiga é uma das matérias gordas de mais fácil digestão, porque tem pouco tempo de permanência no estômago e rápida taxa de absorção. 

A matéria gorda láctea compreende cerca de 400 ácidos gordos diferentes, com uma maior proporção de saturados, seguidos dos monoinsaturados e um teor relativamente baixo de polinsaturados. 


Pode-se falar num só tipo de manteiga, margarina ou creme vegetal? 

Não se pode falar num só tipo de gordura. De facto, analisando os produtos de mercado, constatamos que a manteiga, a margarina e o creme vegetal são diferentes entre si.

Manteiga
  • gordura é de origem animal;
  • rica em ácidos gordos saturados;
  • rica em vitamina A;
Margarina
  • gordura de origem vegetal;
  • maior quantidade de ácidos gordos insaturados do que a manteiga;
  • teor de gordura maior que 80%;
Creme vegetal
  • gordura de origem vegetal;
  • maior quantidade de ácidos gordos insaturados do que a manteiga;
  • teor de gordura menor que 80%;
Ácidos gordos saturados
  • aumentam o colesterol-LDL, aumentando os níveis de colesterol plasmático total;
  • potencialmente aterogénicos;
No entanto, nem todos os ácidos gordos têm o mesmo efeito. Existem evidências de que o ácido esteárico, que representa 9-14% da matéria gorda láctea, tem efeitos consideravelmente diferentes, não sendo prejudicial à saúde, no entanto, são necessários mais estudos para especificar os mecanismos e eventuais efeitos intracelulares do ácido esteárico na progressão ou atenuação de doenças induzidas por lípidos. 

Ácidos gordos trans 
  • papel importante no perfil lipídico já que aumentam o colesterol LDL e reduzem o colesterol HDL;
Vários estudos demonstraram que substituir manteiga por margarina (com baixo teor de ácidos gordos trans) favorece o perfil lipídico e pode reduzir o risco de doenças coronárias. Porém, margarinas com grande quantidade de ácidos gordos trans (actualmente, pouco comercializadas) não conferem benefícios relativamente à manteiga. Em relação ao teor de sódio, este é muito variável dependendo da adição que é feita nas diferentes manteigas e margarinas. Deste modo, não é possível afirmar que a manteiga tem mais sódio que a margarina, ou vice-versa. 

Mas afinal, qual a indicada e em que situação?
Se pensássemos em recomendações para a população em geral, a margarina seria o tipo de gordura mais indicado, já que as suas propriedades são mais benéficas que as da gordura da manteiga. Tendo em conta que a maior parte da população portuguesa ingere uma quantidade de lípidos superior à recomendada, o creme vegetal seria a opção mais apropriada, pois apresenta menor teor lipídico e, consequentemente, menor teor energético. Contudo, para grupos com necessidades energéticas mais elevadas (como atletas e crianças em idade de crescimento), seria aconselhável a margarina ou manteiga. Indivíduos com níveis de colesterol normais, que prefiram o sabor da manteiga, poderão optar por consumi-la. Tendo em conta as recomendações já mencionadas, deve analisar-se os rótulos e escolher o tipo de gordura (margarina, creme vegetal ou manteiga) que apresente menor teor de sódio.


Referências bibliográficas: 

1. Judd JT, Baer DJ, Clevidence BA, Muesing RA, Chen SC, Weststrate JA, et al. Effects of margarine compared with those of butter on blood lipid profiles related to cardiovascular disease risk factors in normolipemic adults fed controlled diets. American Journal of Clinical Nutrition. 1998; 68(4):768-77. 

2. Zock PL, Katan MB. Butter, margarine and serum lipoproteins. Atherosclerosis. 1997; 131(1):7-16. 

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20648041

Sem comentários:

Enviar um comentário